Um dia especialmente dedicado ao meio ambiente – Residencial Porta do Sol

Um dia especialmente dedicado ao meio ambiente

Apesar da pandemia, o dia 5 de junho não poderia passar em branco na Porta do Sol e as equipes do Social e do Meio Ambiente conseguiram, com primazia, conciliar atividades de educação ambiental e lazer com os protocolos de segurança sanitária e de abertura da economia.  O resultado foi uma tarde inesquecível para adultos e crianças que aprenderam muito sobre o assunto ao participar de um passeio monitorado, plantio, troca de mudas de plantas nativas e visita aos expositores que apresentaram sua linha de maquinários sustentáveis.

Dia foi cheio de atividades no Clube para os associados

O evento começou às 11h foi até às 18h. Às 15h30 aconteceu também a cerimônia de entrega das obras do novo PEV, em frente ao Clube, que contou com presença de associados, membros da Diretoria Executiva da Apaps e até do presidente da Câmara de Mairinque, Ed Carlos. Houve muita surpresa ao conhecer a estrutura moderna e funcional do Ponto de Entrega Voluntária, que entre outros itens conta com porta automática, containers específicos para cada tipo de material e pia com sabão biodegradável para a higienização das mãos.

Cerimônia de inauguração do PEV com a presença da diretoria da Apaps e do presidente da Câmara de Mairinque

Separação dos resíduos

Um dos principais destaques deste novo modelo de PEV é a separação dos resíduos recicláveis, que antes eram entregues num mesmo container. Agora há reservatórios específicos para cada material: verde para vidro, vermelho para plástico, amarelo para metal e azul para papel. Quem esquecer ou ainda não souber da separação, pode colocar os materiais para reciclagem nos dois containers mistos, identificados pela cor cinza. A associada e conselheira Sônia de Souza aprovou a novidade. “Fiquei bem satisfeita com o resultado da obra”, declarou.

Interior do PEV abriga containers separados por tipo de material reciclável

Objetivo

A obra teve a autoria de Henrique Pinfildi, analista de projetos da Apaps, e de Paulo Henrique, gerente de Planejamento, com o acompanhamento e supervisão do biólogo Maurício Sanches, encarregado do Departamento de Meio Ambiente, e da diretora do Departamento, Maria Carlos. Segundo o biólogo, objetivo do novo PEV “é fornecer aos associados a oportunidade de uma correta gestão de seus resíduos sólidos recicláveis, oferecendo esse ambiente preparado para garantir segurança, praticidade, educação e higiene a seus usuários”. No futuro, este modelo inovador deve substituir os outros 3 PEV´s do Residencial.

Veja mais fotos na galeria a seguir:

 

Por Marília Heymer

 

 

COMENTÁRIOS