Gestão da água chama a atenção do Vila Verde

Entrada do Loteamento Vila Verde, em Itapevi

Organização, criatividade na produção de peças e equipamentos e, sobretudo, excelente desempenho técnico da equipe do Departamento de Água”. Com essas palavras, Alexandre Santos, supervisor de manutenção da Associação dos Amigos do Vila Verde, definiu a gestão dos recursos hídricos da Porta do Sol.

Alexandre, acompanhado de Sérgio Jacinto de Oliveira, gerente operacional do Vila Verde, residencial localizado no bairro Transurb, em Itapevi, estiveram na Porta do Sol para conhecer o sistema de coleta, tratamento e distribuição de água.

Nos moldes da Apaps, a Associação dos Amigos do Vila Verde, com 1.200 associados, administra o loteamento de mais de 1,2 milhão de metros quadrados, localizado no município de Itapevi, com acesso pela Estrada do Pau Furado, altura do Km 36 da Rodovia Raposo Tavares. O Vila Verde integra a Reserva da Biosfera do Cinturão Verde da Cidade de São Paulo e mantém cerca de 50% de sua extensão total como áreas verdes preservadas. Na Porta do Sol, a denominação das vias é feita com nomes de personalidades do mundo das artes , enquanto que no Vila Verde as ruas recebem nomes de espécies de árvores.

Paulo Henrique, gerente de Planejamento, Henrique Pinfildi, auxiliar administrativo da Apaps, José Maurício Sanches, encarregado de Meio Ambiente Giovanni Baccaro Júnior, gerente de Segurança, acompanharam Sérgio e Alexandre na visita à Porta do Sol. “Eles vieram conhecer a estrutura da ETA, como se dá o abastecimento, o atendimento ao morador e até como fazemos a cobrança da água dos nossos associados”, informou o gerente de Planejamento.

Chamou a atenção dos visitantes, conforme relata Paulo Henrique, o controle computadorizado dos poços tubulares profundos, as técnicas de tratamento com carvão ativado e o sistema automatizado que regula o envio de água para os reservatórios na ETA. Adquirido com recursos do Plano Diretor de 2020, o programa instalado nos poços informa à distância quanto ele produz, a quantidade no reservatório em um determinado momento e até o nível da água no subsolo.

Excelência na gestão

A reconhecida excelência na gestão dos recursos hídricos na Porta do Sol foi conseguida com planejamento, investimento financeiro e muito trabalho.

Charuto

Charuto

Assim que tomou posse, no comecinho de 2018, a atual diretoria da Apaps cuidou de tomar providências prioritárias. Entre as mais urgentes estava a substituição do reservatório metálico de mais de 20 metros de altura, conhecido como “Charuto”, que fica na Estação de Tratamento de Água (ETA) Dragan Jankar. O reservatório do Sistema P1, com capacidade para 900 m³ de água, também passou por ampla reparação.

Laboratório

Ainda dentro da proposta de aprimorar o sistema de tratamento de água na Porta do Sol, em 2019 houve uma reforma completa do sistema de purificação, desde o decantador, onde chega a água bruta capturada nos lagos, até ao laboratório, que ganhou um guincho elétrico para facilitar a aplicação de produtos químicos e bombonas de cloro.

Moderno sistema de tratamento

Painel

Também foi adquirido um novo painel de acionamento de sistema de água bruta para o Centro de Captação 2, que melhorou a vida útil dos equipamentos, reduziu o consumo de energia e, consequentemente, otimizou a produção de água tratada que chega às residências.

Decantador

As antigas comportas de madeira do decantador foram substituídas por peças de polipropileno, um material mais resistente à deterioração e com equilíbrio de propriedades térmicas, químicas e elétricas. Foram trocadas pelo mesmo material as cortinas de madeira que servem para quebrar a velocidade da água que é despejada nos tanques para a decantação.

Investimentos

Novo painel de acionamento de sistema de água bruta para o Centro de Captação 2

Limpeza e Jateamento do Reservatório de 1.000 m³na Estação de Tratamento de Água

Limpeza e Jateamento do Reservatório de 900 m³ próximo à Hípica

Manutenção e Recondicionamento das Bombas dos Poços 01, 02 e 03

Instalação de Guarda Corpos para Aumento de Segurança dos Operadores da E.T.A

Aquisição de novos equipamentos aferidores de laboratório para E.T.A

Reforma Civil Completa na E.T.A (Instalação de forro, revestimentos, bancadas, armários, guincho, ar condicionado e pintura externa e interna completa).

Readequação Sistema P2 (Correção de Fase e Correção de Entrada de Energia)

Substituição do Charuto (Aquisição, substituição e Instalação de um novo reservatório de 350 m³

dequação do Sistema CAL

Extensão de Rede de Água na rua Genaro de Carvalho

Substituição de cortina dos decantadores de madeira por prolipropileno (Durabilidade Permanente).

Substituição do Leito Filtrante da Estação de Tratamento de Água, melhorando a qualidade do fornecimento de água.

Instalação de Equipamentos e Software de Telemetria nos Poços 01, 02 e 03.

Aquisição de Válvulas para Ampliação do Sistema de Macro Medição

Substituição de painel de acionamento do sistema de captação de água bruta na Captação 2

Aquisição de uma nova motocicleta Honda CG Carga 160 cc para uso exclusivo do Departamento de água

Por Marcos Capitão

 

COMENTÁRIOS