Bombeiros treinam equipe de segurança para resgate – Residencial Porta do Sol

Bombeiros treinam equipe de segurança para resgate

A equipe de segurança da Apaps passou, nesta terça-feira, no período da manhã, por um treinamento envolvendo diferentes técnicas de resgate. As instruções passadas pelo bombeiro Eduardo Costa aos colaboradores da segurança prepararam a equipe para melhor atender os associados diante de situações como acidente de veículo com vítima e socorro em caso de engasgamento.

De acordo com o instrutor Eduardo, “mesmo que estas não sejam situações corriqueiras no Residencial, vale a pena investir na formação dos colaboradores e já deixá-los preparados para agir em momentos delicados que exigem certos conhecimentos e até controle emocional para ajudar as vítimas”, explica o bombeiro civil.

Com esses treinamentos, colaboradores da segurança poderão auxiliar bombeiros a socorrer as vítimas

Primeiramente a equipe aprendeu como retirar vítimas de um veículo com possibilidade iminente de pegar fogo. “Nestes casos a rapidez no resgate é fundamental, já que também coloca os socorristas em perigo”, explica Eduardo. A situação implica na imobilização e retirada imediata da vítima fazendo uso da técnica chamada Chave de Rautek, manobra indicada em casos de extrema necessidade de extricação do veículo para encaminhar a pessoa para atendimento médico.

Em seguida, houve o treinamento para a retirada de vítima de veículo com uso de KED (Dispositivo de Extricação de Kendrick), um colete utilizado em conjunto com o colar cervical que permite a imobilização da cabeça, coluna cervical e lombar em uma posição anatômica, prevenindo lesões adicionais durante a manobra.

Por fim, Eduardo instruiu os colaboradores a fazerem o atendimento em caso de acidentes com veículo contendo crianças e bebês, bem como socorrer adultos e crianças engasgados, seja em decorrência do acidente ou em episódio doméstico.

Acompanhem as fotos a seguir:

Por Marília Heymer

COMENTÁRIOS