Tem mutirão de plantio nesta 6ª na Porta do Sol

Nesta sexta-feira, 20 de setembro, das 9h às 10h, em alusão ao Dia da Árvore, celebrado oficialmente no sábado, 21, o Departamento de Meio Ambiente da Porta do Sol promove a Hora Verde, um mutirão de plantio de mudas nas dependências da Porta do Sol. A ação coletiva, será desenvolvida em duas frentes, uma na Escola Municipal Felipe Lutfalla e outra no Clube.

Gabriel Bitencourt, diretor de Meio Ambiente da Apapas, reuniu-se nesta segunda-feira, 16, com a coordenadora pedagógica da Felipe Lutfalla, Regiane Inácio da Silva, para definir a semeadura das plantas nas dependências da escola.

O diretor informa que o plantio, tanto na Escola como no Clube, terá o suporte das estudantes Jaqueline Figueiredo de Almeida, Atny Miho Saito e Larissa Ferreira Rocha, alunas do 4º ano do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de São Carlos (Ufscar). A Apaps mantém uma parceria com a Ufscar no projeto de revitalização do Canteiro de Mudas da Porta do Sol.

Gabriel solicita a participação de todos os associados particularmente os integrantes do grupo de podas de árvores que já se reúne periodicamente.

As mudas plantadas na Porta do Sol, segundo Gabriel, poderão ser identificadas digitalmente quanto à data do plantio, tipo de árvore, época de floração e interação com os animais. “A ideia é que essas árvores desempenhem uma ação pedagógica, por isso parte delas serão plantadas, por exemplo, ao longo da pista de caminhada onde as pessoas poderão usar o celular para identifica-las por meio de um QR Code”, explica.

Região metropolitana

Essa mobilização na Porta do Sol é parte do Termo de Cooperação Técnica assinado entre a Prefeitura de Mairinque e outros dez municípios da Região Metropolitana de Sorocaba (RMS). Segundo nota divulgada pelo Departamento Municipal de Meio Ambiente, a iniciativa tem o intuito de mobilizar cidadãos, escolas, entidades e instituições para que se unam em prol da conscientização ambiental.

Os plantios de árvores poderão ser realizados em diferentes áreas, como quintais, ruas ou dentro das dependências de empresas para que, através do projeto, o ecossistema seja preservado.

No município, os interessados em participar da Hora Verde devem entrar em contato com o Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura de Mairinque até quarta-feira, dia 18, através do e-mail meioambiente@mairinque.sp.gov.br ou através do telefone (11) 4718-8640 para que seja registrado o número de participantes.

As instituições que aderirem ao projeto necessitam informar o número de envolvidos e de árvores plantadas, além do registro da ação através de fotos. Após o evento, todos os participantes receberão um certificado de adesão.

Para Ely Yasuda, Diretora do Departamento de Meio Ambiente e Agricultura, os benefícios oriundos dessa ação são diversos. “As árvores regulam a temperatura, protegem o solo contra a erosão, renovam o oxigênio do ar, produzem alimentos para diversos seres vivos, amortecem ruídos. Essa mobilização visa chamar a atenção da população aos benefícios da arborização, além de promover a melhoria na qualidade de vida de todos”.

Por Marcos Capitão e Departamento de Comunicação da Prefeitura de Mairinque

COMENTÁRIOS