Departamento de Água disponibiliza geofone para auxiliar na detecção de vazamentos

 

Se a conta de água veio elevada, acima da média dos meses anteriores e sem um motivo conhecido para tanto gasto, a causa pode estar nos famosos e inconvenientes vazamentos na rede hidráulica. Nesses casos, a melhor alternativa para o associado é entrar em contato com o Departamento de Água da Apaps e solicitar uma vistoria no imóvel.

O encarregado do Departamento, Glauco Valério , informa que o Departamento está equipado com geofones que auxiliam a descobrir o ponto do encanamento onde ocorre o derramamento de água.  Ele explica que essa ferramenta, parecida com um estetoscópio médico, consegue captar por meio de som, ondas sísmicas e vibrações o local exato da avaria.

Glauco adverte que qualquer vazamento hidráulico, por menor que seja, sempre gera prejuízo para o usuário do serviço. Conforme explica, um pequeno fio de água que escapa da torneira reflete, no final do mês, um desperdício de 4.500 litros por dia, o que representa no final do mês um consumo de 135 mil litros do precioso líquido e um acréscimo de R$ 1.825,05 na conta.

Ele ressalta, todavia, que antes de solicitar a vistoria o associado deve fazer o teste do vazamento no hidrômetro. Para isso deve abrir o registro e permanecer uma hora sem qualquer uso de água no interior do imóvel. Nesse período o hidrômetro não deve fazer nenhum registro de consumo. Do contrário, há indícios de estragos e o Departamento deve ser procurado.

A primeira visita técnica é disponibilizada gratuitamente pelo Departamento de Água. A partir da segunda, dentro de um prazo de seis meses, será cobrada uma taxa de R$ 80,00.

O encarregado avisa que, em alguns casos, o defeito está visível e pode ser percebido pelo próprio usuário, que é quando a água escorre de peças avariadas como válvula hidra, boia de caixa d’água ou da descarga, juntas de cano e torneiras.

Além disso, segundo Glauco, a vistoria pelo técnico do Departamento deve ser acompanhada pelo proprietário ou por outra pessoa, o prestador de serviço, por exemplo, que conheça os locais por onde passa o encanamento no imóvel.

Para finalizar, Glauco orienta o associado a consultar o Manual do Usuário do Departamento de Água, onde ele pode obter suporte para a leitura do hidrômetro ou mesmo na detecção de vazamentos.

O Manual pode ser acessado no endereço eletrônico:  http://www.portasol.com.br/?page_id=6402

Por: Marcos Capitão

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