Abandono de animais pode resultar em multa e até cadeia

Meio Ambiente alerta que abandono de animais pode resultar em multa e até cadeia

“A posse responsável de animais começa na castração como uma das primeiras medidas para se evitar o abandono e os maus-tratos, prática que, infelizmente, temos percebido aqui dentro do Residencial”, explica Renata Buono, associada da Apaps e voluntária na área de meio ambiente.

Ela afirma que o abandono de cães e gatos ocorre, principalmente, no período de férias quando as famílias viajam e não têm com quem deixar seus animais de estimação. “O que essas pessoas desconhecem é que abandono é crime previsto na Lei 9605/98, de Crimes Ambientais, e quem cometê-lo pode ser punido com multa e até prisão”, adverte.

Segundo Renata, é fácil identificar o cachorro abandonado, pois ele é visto cabisbaixo e magro andando pelas ruas. “Entre um e dois meses esse animal morre de maneira lenta e dolorosa, na maioria das vezes de fome. Uma das formas de se evitar essa crueldade é a castração. Aqui no Residencial as pessoas podem obter informações sobre como castrar seu PET pelo telefone 4246-6464, com Renata ou Janete”, orienta a voluntária.

Ela esclarece, ainda, que denúncias sobre maus-tratos podem ser feitas com segurança e sigilo na Delegacia eletrônica de Proteção Animal (DEPA) no site www.ssp.sp.gov.br/depa. Renata lembra que as providências tomadas pela polícia poderão ser acompanhadas através do número de protocolo gerado após a efetivação da denúncia, juntamente com o número do CPF do denunciante informado.

 

cao

 

 

 

Por: Marcos Capitão

COMENTÁRIOS