A importância do uso dos equipamentos de segurança

A segurança do prestador de serviço deve ser uma das prioridades de qualquer empregador, até mesmo quando envolve trabalhadores domésticos. É imprescindível fornecer EPI (Equipamento de Proteção Individual) aos empregados, fixos ou eventuais, para protegê-los de acidentes durante o trabalho.

Os funcionários domésticos não possuem o mesmo enquadramento na CLT como os empregados em geral. Mesmo assim, o fornecimento de EPI é medida que, obrigatoriamente, precisa ser considerada para evitar problemas com saúde, higiene e segurança.

Algumas atividades domésticas, internas ou externas, podem parecer simples, porém oferecem riscos. Ao utilizar o cortador de grama, por exemplo, é importantíssimo o uso dos óculos de proteção, protetor auricular, avental, luvas e caneleiras. Outra atividade que parece ser inofensiva, mas oferece riscos, é a limpeza da piscina: a exposição a produtos químicos, como o cloro, é nociva aos humanos. Assim, recomenda-se o uso de proteção respiratória.

Existem outras atividades que também podem ocasionar incidentes – manuseio de equipamentos de jardinagem, construção, entre outros exemplos. Por tudo isso, contribua com a segurança que seu colaborador necessita para trabalhar evitando riscos físicos a ele e possíveis processos trabalhistas contra você em caso de acidente.
Por: Julia Mira

COMENTÁRIOS